sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quem é que me tocou? (Lucas 8.45)




      ...No meio do caminho a multidão o apertava e comprimia, mas havia alguém no meio da multidão, alguém desacreditada, desenganada pelos médicos. A bíblia não cita seu nome, nem a que família pertencia, diz apenas em (Mateus 9.20)“E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue”, diz que essa mulher já havia tentado de tudo, batido em várias portas, se fosse nos dias de hoje poderíamos citar inúmeras crenças e religiões, os melhores médicos e especialistas, curandeiros, viagens para tratamento no exterior e por aí vai, enfim, depois de muito tentar e não ver nada em sua vida mudar, cansada, sem forças sem perspectivas de vida ela soube que Jesus estava logo ali. Ele sempre está!
      Essa mulher enxergou em Jesus sua única e real esperança ela reconheceu que por seus próprios meios e recursos nunca iria conseguir o que tanto ansiava, ficar sã, curada do seu mal. E nesse reconhecimento da incapacidade humana ela viu que só Jesus poderia libertá-la, ela não mediu esforços e pensou consigo mesma, se eu apenas tocar na orla de suas vestes ficarei curada, ela queria apenas resolver seu problema e sair anônima novamente por entre a multidão, talvez ela não quisesse nenhuma intimidade ou contato mais próximo com o Mestre, mas ela não imaginava o poder que a fé tem e que uma vez experimentado desse contato jamais poderia sair sem ser notada, Jesus estava naquele momento caminhando com dificuldade, a bíblia narra que havia uma multidão que o apertava (Lucas 8.42). “E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão”. (Marcos 5.29).
      Jesus é um Deus pessoal, ele sabe quando o buscamos reconhecendo nEle nossa única esperança,  podemos entrar e sair de qualquer lugar sem sermos notados, no banco somos apenas um número, nas ruas apenas um em meio a multidão, mas com Jesus é diferente, ele nos vê e se envolve com cada um de nós de forma única e particular, como se ninguém mais existisse apenas nós e ele, Jesus sentiu que foi tocado de forma diferente porque dele saiu virtude, é essa fé que faz o milagre acontecer, ali haviam muitos enfermos, gente com todo tipo de problema, que já tinha ouvido falar muito de Jesus, que ele viera para curar, salvar, mas a bíblia naquele instante dá um enfoque especial “aquele toque”, o toque da fé.
     Falar de Jesus de maneira casual, orar sem ter uma fé viva e uma alma sedenta por sua presença, para nada aproveita. A fé que o aceita apenas como salvador do mundo, não pode nunca trazer cura a alma. A fé que salva não é uma mera aceitação espiritual a verdade. Aquele que espera inteiro conhecimento antes de ter fé, não pode receber bênção de Deus. Não basta crer no que se diz sobre Jesus; devemos crer nEle.
     A única fé que nos beneficiará é a fé que o abraça como salvador pessoal. Após o toque,  Jesus pergunta:” quem é que me tocou?” (Lucas 8. 45), Pedro até então sempre muito apressado logo responde:  mestre a multidão te aperta e te oprime e dizes quem me tocou? e Jesus insiste, “E disse Jesus: alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude” (Lucas 8. 46). Jesus queria que ela reconhecesse a benção que acabara de receber. Depois de sua confissão e para não deixar margem para superstições e idolatrias acerca de suas vestes Ele lhe diz: "Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste mal." (Marcos 5.6).
     Quando descobrimos o poder transformador do evangelho, e os dons oferecidos por meio dele, não devemos adquiri-los em segredo, Jesus nos chama a confessar.“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; Eu sou Deus”.(Isaías 43 12)
     Nossa confissão e reconhecimento foi o meio escolhido por Deus para revelar Jesus ao mundo. Temos na bíblia inúmeros exemplos da sua graça revelada a homens e mulheres comuns como nós, mas o que é mais eficaz é o testemunho da nossa própria experiência. Ao revelarmos em nós mesmos a operação de um milagre estamos testemunhando de Deus e essas experiências confirmadas por um viver que lhe agrade, possuem um poder sobrenatural e eficaz para trazer outras vidas a Cristo. 
     Quando os dez leprosos procuraram Jesus, Ele lhes recomendou que fossem apresentar-se ao sacerdote, no caminho todos foram curados, porém apenas um voltou para lhe dar a glória devida, os outros seguiram seus próprios caminhos.(Lucas 17.14-18). Quantos ainda não fazem  isso?
     O poder do Senhor opera continuamente em favor da humanidade, livra-nos de situações que só um poder sobrenatural poderia nos salvar, levanta do leito o enfermo, opera curas inexplicáveis aos olhos da medicina, mas os corações estão endurecidos e não reconhecem a presença do salvador em nenhuma dessas ocasiões e assim perdem a graça oferecida por Deus através do sEu Filho. “A alma que reconhece a graça do senhor, a sua glória se vê sobre ela”.
     E nessa caminhada onde quer que possamos ir e testemunharmos das suas infinitas misericórdias e graça, ao termos nossos corações cheios de gratidão podemos declarar: “Que darei eu ao senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o Seu povo”.(Salmo 116.12-14).


Em Cristo como Amor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!