terça-feira, 10 de maio de 2011

Deus Quer Nos Erguer Acima dos nossos Fracassos. (Hebreus 4.15)


Depois que Pedro foi purificado pelo fogo, olhe para tudo o que Deus fez em sua vida!
Deus nunca enfatiza os fracassos. Ele enfatiza o Seu perdão de forma que Ele receba o louvor, a honra e a glória! “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9) Pedro confessou os seus pecados e chorou amargamente; ele teve um coração arrependido. Portanto, já não havia mais nenhuma condenação (Romanos 8:1) ou separação do amor de Deus (Romanos 8:35). Com o verdadeiro arrependimento, Deus promete esquecer os nossos pecados e não mais se lembrar deles: “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Salmos 103.12). Aleluia!
E qual foi o resultado de todo este refinar? Talvez a maior vida que já viveu para a glória de Deus. Pedro permanece mais elevado entre todos os que já caminharam neste planeta.
• Pedro, o homem que Jesus escolheu, o homem que Jesus treinou, o homem que Jesus salvou da morte –
• Tornou-se Pedro, o homem a quem Jesus advertiu, o homem a quem Jesus viu negá-lo, o homem a quem Jesus protegeu do Diabo –
• Tornou-se Pedro, o homem a quem Jesus restaurou, o homem a quem Jesus usou, e o mártir que humildemente foi pregado de cabeça para baixo em uma cruz porque ele não era merecedor de morrer como Jesus morreu.
Se há uma pessoa que mostra o amor de Jesus, a compaixão de Jesus, a paciência de Jesus, o perdão de Jesus, o poder restaurador de Jesus e o revestimento para o ministério que Jesus pode dar – ela é Pedro! Foi na hora mais escura de Pedro, quando ele estava no seu pior momento, quando ele estava mais dominado pelo seu fracasso absoluto na presença de Cristo que Jesus lidou tão ternamente com Pedro. O que eu vejo da vida de Pedro é que se Jesus ministrou a ele daquela maneira, e naquele momento, Jesus nos auxiliará quando nós estivermos igualmente na nossa hora mais escura. E naquele momento, podemos nos lembrar, também, da Palavra de Deus – e, como Pedro, termos esperança! Jesus – no meio da escuridão que ameaçava dominar a Pedro – lançou cinco gloriosos raios de luz sobre ele. Aqui estão esses raios de luz para encorajar-nos também:
Esperança Para Aqueles que Têm Falhado
1. JESUS NOS OFERECE PERDÃO COMPLETO E NENHUMA CONDENAÇÃO.
Cada um de nós irá falhar em algum momento para com o Senhor e, então, ouvirá (de uma maneira ou de outra) o “canto do galo”. Satanás tentará nos desencorajar sussurrando algo como, “Agora você está acabado! Seu futuro, seu ministério, sua vida foi destruída porque Deus já não pode te usar, você é um fracasso!” Mas essa não é a mensagem de Deus para nós. Aquele certamente não foi o fim de Pedro, foi? A restauração dele foi tão completa que ele foi capaz de posteriormente dizer aos judeus, “Vós, porém, negastes o Santo e o Justo” (Atos 3:14). Embora Pedro não tivesse 1João para ler, ele experimentou a doçura de 1João 1:9 no seu próprio coração.
2. JESUS NOS PROMETE UMA VIDA DE NOVOS COMEÇOS.
O milagre do canto do galo contou a Pedro que um novo dia estava raiando. Afinal, isso é de fato o que um chamado do galo significa cada dia. Não era um novo dia para Judas ou para os inimigos do Senhor, mas era um novo dia para Pedro, pois ele se arrependeu e chorou amargamente. Ele experimentou o Salmo 51:17: um “coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17). Na manhã da ressurreição, o anjo enviou uma mensagem especial para encorajar a Pedro (Marcos 16:7). Então o próprio Senhor apareceu a Pedro naquele mesmo dia para restaurálo à comunhão (Lucas 24:34) e para lhe oferecer uma vida de novos começos. Que compaixão!
3. JESUS QUER QUE NÓS NOS LEMBREMOS DE SUA PALAVRA EM NOSSAS HORAS MAIS ESCURAS PARA NOS DAR ESPERANÇA.
O canto do galo assegurou para Pedro que ele poderia ser perdoado. Pedro não esteve prestando muita atenção à Palavra de Deus. Ele a tinha discutido, desobedecido e até mesmo se adiantado a ela; mas agora ele “se lembrou da palavra do Senhor" (Lucas 22:61), a qual trouxe esperança para ele. Por quê? Porque com a palavra de advertência estava também uma promessa de restauração! Pedro seria convertido e depois fortaleceria aos seus irmãos (Lucas 22:32).
Como Pedro, nós precisamos nos lembrar da Palavra de Deus no momento exato de nossa necessidade. Romanos 15:4 diz, “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”. O propósito inteiro para o qual Deus nos dá a Sua Palavra não é que tenhamos a melhor edição, a melhor capa, as melhores notas de rodapé ou até mesmo os melhores marcadores, mas para que tenhamos vidas cheias da Palavra. Então, quando nós estivermos em nossa hora mais escura, e falharmos para com Deus, naquele momento, nós poderemos nos lembrar das Suas preciosas promessas e assim obtermos esperança para aquela situação.
4. JESUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODOS OS EVENTOS QUE CERCAM AS NOSSAS VIDAS.
Para um galo cantar no momento certo, enquanto os outros pássaros na cidade permaneciam calados, era certamente um milagre. Mas o canto do galo era muito mais do que um milagre que cumpriu as palavras de nosso Senhor; era também uma mensagem especial para Pedro – uma mensagem que ajudou a restaurá-lo novamente à comunhão. Era uma garantia para ele de que Jesus Cristo ainda estava no controle das coisas muito embora Ele fosse um prisioneiro, amarrado, e aparentemente desamparado diante dos seus apreensores. Pedro poderia recordar que havia testemunhado a autoridade do Senhor sobre o peixe, os ventos, as ondas e até mesmo sobre a doença e a morte. Não importa o quanto a hora estava escura para Pedro, Jesus ainda estava no controle.
A maioria de nós tende a considerar as circunstâncias e os acontecimentos como meras coincidências, acidentes ou decepções. Porém, o Senhor quer que nós percebamos que não há tais coisas – apenas os decretos de Deus, os quais Ele realiza para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).
5. JESUS QUER QUE NÓS SAIBAMOS QUE ELE ESTÁ CUIDANDO DE NÓS NAS NOSSAS HORAS MAIS ESCURAS.
Note quem estava vigiando quem. Jesus sabia exatamente onde Pedro estava, espiritualmente e fisicamente – como demonstrado em Lucas 22:61: “Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo”. Ele está igualmente em contato com as nossas vidas. Não importa o que você e eu fazemos, não importa onde nós estamos – Jesus tem os Seus olhos fixos em nós. Quando os discípulos estavam afundando no barco durante a tempestade e Jesus estava sozinho a milhas de distancia em cima de uma montanha, Ele estava atento, e foi até eles exatamente no momento certo. Ele está sempre ali. Ele está sempre atento. Ele sempre está resgatando – apenas quando nós precisamos Dele. Deus nunca chega atrasado! Toda vez que nós abrirmos o Evangelho de Marcos, deveríamos nos lembrar disso, de uma maneira ou de outra que, todos nós, também, tropeçamos. E para cada um de nós, o triunfo de Pedro pela graça de Deus deveria ser uma incrível fonte de encorajamento!
(Trechos do Livro - Alegria de uma família cheia da palavra).


Em Cristo com amor,

Um comentário:

  1. Paz do senhor, parabéns pelo blog, gostei da msg,talves minha monografia vai ser sobre Pedro.

    ResponderExcluir

Comente!